Planejando a aposentadoria

 A aposentadoria é algo natural na vida de qualquer pessoa, e para que ela seja tranquila é necessário ser bem planejada.


O brasileiro esta cada vez vivendo mais, e é sabido que planos de saúde e medicamentos são mais caros conforme a idade avança, assim como, cada vez mais precisamos de cuidados médicos. Só para se ter uma ideia a expectativa de vida do brasileiro em 1945 era de 45,5 anos, enquanto que em 2020 passou a ser 76,7 anos.


Se tivermos uma educação financeira desde cedo, já iremos nos preocupar desde cedo com a aposentadoria. Qualquer pessoa independente da idade deve se preocupar com gastos futuros.

Existem algumas maneiras de criar um plano de aposentadoria:
- Poupança: Com a ideia de reservar todo mês um pouco de dinheiro que irá render de acordo com a SELIC (taxa de juros básica da economia brasileira).

- Previdência social: administrado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), no qual todo mês é retirado uma parcela do salario.

- Previdência privada: Os planos privados de aposentadoria são pagos de maneira paralela e independente ao INSS. O contratante pode contribuir da maneira que achar melhor, tanto em valor quanto em prazo.
A previdência privada não apenas funciona como poupança, mas, também, como investimento. Isso acontece porque o dinheiro aplicado é reinvestido em outros ativos, rendendo juros ao contratante.

- Fundos fixos, fundos de investimentos, tesouro direto são outros tipos de investimentos com grande rentabilidades também, porém alguns possuem maiores outros menores riscos.

Estude cada um deles mais a fundo e verifique o que é melhor para você.


O site https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/plano-de-aposentadoria/, ensina como fazer um plano de aposentaria da seguinte maneira:

Como fazer um plano de aposentadoria: passo a passo


A contratação de um plano de aposentadoria, em si, é bem simples. O mais importante é que você se prepare adequadamente para fazer uma boa escolha. Confira, assim, as etapas para encontrar seu plano privado de previdência:

1 – Saiba qual é seu orçamento atual
O primeiro passo é entender o quanto você pode guardar hoje para acumular e receber no futuro. Por isso, suas finanças pessoais precisam estar em dia para que descubra o quanto pode poupar e o quanto vai precisar na aposentadoria.


2 – Entenda seu perfil e objetivos
Em seguida, veja quais riscos você está disposto a correr para atingir seus objetivos. Então, defina metas claras de recebimentos e rentabilidade da aplicação.


3 – Pesquise pelas opções
Existem vários tipos de previdência, como vimos. Portanto, pesquise pelas instituições financeiras – seus custos e condições. Veja, ainda, quais são os planos disponíveis e como eles se encaixam na sua realidade orçamentária e no planejamento para a aposentadoria.


4 – Contrate o plano de previdência ou comece o investimento
Leia e releia o contrato quantas vezes for necessário e só feche negócio quando estiver devidamente seguro sobre a sua escolha. Faça os aportes com regularidade e mantenha a disciplina.


5 – Acompanhe o investimento
Confira a rentabilidade da aplicação e sempre fique de olho se o plano de aposentadoria está atendendo às suas expectativas.


Popular Posts