Diferença Arranjo, Combinação e Permutação. Quando usar cada uma?

 Vamos nessa postagem tentar ajudar a compreensão da diferença da entre Arranjo, Permutação e Combinação.

A Permutação costuma ser usada em anagramas. Sempre que temos a mesma quantidade de opções para formar grupo e a mesma quantidade de posições (quantidade de caractere na combinação). Ou melhor quando temos um grupo e queremos saber quantos grupos formamos mudando as posições do grupo de lugar, sem tirar ou incluir nova opção.

O Arranjo é usado quando temos uma hierarquia, quando mudar de posição as opções do grupo nos faz gerar um novo grupo diferente, ou seja, a ordem importa.

A combinação é quando só queremos combinar as opções formando grupos, e se ao mudar as posições das opções teremos grupos iguais ao original. Nesse caso a ordem não importa, pois formará um mesmo grupo.

Vamos ao exemplo:

A quantidade de palavras formadas pela palavra BEIJO. Nesse caso temos uma permutação, pois só mudaremos as letras de lugar para formar uma nova palavra. ou seja 5 opções de letras para formar novas palavras com 5 letras (posições).

Para arranjo e combinação temos as crianças:
Maria, Ana, Pedro, João e José.
Em uma competição de quantas maneiras essas crianças podem chegar ao primeiro, segundo ou terceiro lugar?
Observe que nesse caso a ordem importa.. ou seja se eu montar:
Maria - primeiro lugar
Ana - segundo lugar
João- terceiro lugar
É diferente de eu montar:
Ana - primeiro lugar
João - segundo lugar
Maria - terceiro lugar
Mesmo que para ambos os grupos temos o mesmo nome a ordem importa... pois são grupos diferentes, onde existe hierarquia, uma vez que, cada lugar tem um nome diferente. Se a ordem importa: ARRANJO.

Agora com essas mesmas crianças queremos criar grupo de 3 em 3... quantos grupos de 3 crianças distintos podemos formar?
Observe que nesse caso, se formamos os grupos:
José, Pedro e Ana
Ana, Pedro e José
Pedro, Ana e José
..... e assim por diante
Teremos o mesmo grupo sempre... O que não pode ser contado.
Nesse caso a ordem não importa, ou seja, não tem hierarquia... mudar de lugar não faz diferença e vai gerar o mesmo grupo. Para esse caso usamos: Combinação.



Significado no dicionário:

Arranjo:
Ato ou efeito de arranjar, de pôr em ordem. Disposição ou colocação com propósito estético através da harmonia dos elementos. ORDENAR.

Combinação:
Ato ou efeito de combinar. Reunião de coisas, semelhantes ou diferentes, em determinada ordem. COMBINAR.

Permutação:
Substituição de uma coisa por outra. Alteração dos elementos que formam um todo, a fim de se obter nova combinação. REORDENAR.



vídeo:







Perceba essas diferenças na atividade do geogebra:


Popular Posts

Equação terceiro grau - Briot-Ruffini