Planejamento financeiro
Você já parou para perceber o quão difícil é fazermos o planejamento orçamentário para compras com prestações a longo prazo? imaginar o que pode acontecer durante esses anos como, por exemplo: novos empregos, novas carreiras que podem acontecer e o que devemos fazer em momentos em que ficará difícil de pagar essa divida?
Essa análise pode ser feita respondendo 5 perguntinhas:
- Qual meu sonho?
- Quanto custa?
- Quanto tempo leva para obter o dinheiro?
- O que devo economizar todo mês para garantir a realização do sonho?
- Quais mudanças que rá acontecer na minha vida e da minha família com a realização desse sonho?
Agora teremos todo o mapeamento para a realização do nosso sonho.
Somos movidos a sonhos, mas não podemos esquecer que as ações tomadas para a realização dos mesmos nos trazem consequências, por isso é importante pensar bem para que as consequências não sejam desastrosas.
Existem 2 formas de se prevenir de problemas futuros com dividas, que são:
1- Realizando um bom planejamento financeiro: você pode fazê-lo seguindo os seguintes passos:
- Defina suas prioridades.- Liste seus objetivos.
- Faça um diagnóstico da sua vida financeira.
- Estabeleça um orçamento pessoal.
- Invista com sabedoria.
- Comporte-se.
2- Fazendo a aquisição de seguros, como seguro de proteção financeira, por exemplo, que pode pagar algumas parcelas de suas dividas em caso de desemprego.
Uma ótima estratégia para o planejamento financeiro é aprender mais sobre educação financeira: Assista palestras, vídeos, cursos, leia matérias e livros focados no assunto. Isso vai ajudar muito a conhecer mais sobre.
Importante também pesquisarmos sobre onde vamos colocar nosso dinheiro que estamos guardando, quais as melhores opções e seus riscos. Educação financeira nada mais é do que entender de onde vem o seu dinheiro, como ele é gasto e, principalmente, como ele pode ser melhor empregado, rendendo mais e te garantindo um futuro mais tranquilo.
Investir é uma forma de fazer o seu dinheiro render. Existem investimentos para quem está começando a organizar suas finanças e opções mais arriscadas, para quem já tem uma reserva de emergência feita.
Encontrar o investimento ideal e mais seguro requer conhecimento financeiro e um bom plano.
Uma pesquisa feita em 2019 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil e o Banco Central revela que 36,0% dos brasileiros não realizam o controle do orçamento. Além disso, 44% dos entrevistados estão ou estiveram com o nome sujo nos últimos 12 meses.
Muitos poucos brasileiros preocupados com a saúde financeira, não??!! bora começar?