Orçamento e controle dos gastos

 Na educação financeira é importante que todos possam controlar seus gastos. Planilhas eletrônicas como o Excel e aplicativos próprios podem nos ajudar nesse planejamento.


O objetivo do regime de competência e do planejamento orçamentário é garantir que você não tenha gastos maiores do que sua capacidade de pagamento. O propósito do planejamento financeiro, por sua vez, é refletir a posição real de quanto dinheiro há disponível em caixa.

Receita é tudo o que você ganha e a despesa é tudo o que você gasta. O ideal é sempre que a receita seja maior que a despesa.

Para elaborar um orçamento, precisamos fazer cálculos simples de matemática, apenas soma e subtração, através da seguinte fórmula:

RECEITA - DESPESA = RESULTADO


Exemplo de como fazer uma tabela orçamentária:


No exemplo acima temos o seguinte:
- As despesas com matrícula e material da faculdade ocorrem apenas em janeiro.
- Houve um esforço em janeiro para que houvesse uma sobra de dinheiro.
- O IPTU foi pago em 3 parcelas (janeiro, fevereiro e março).
- A família tirou férias em março. Neste mês houve o adiantamento do salário do mês seguinte, mais 30% de férias. Entretanto, não houve venda de bolos e algumas despesas com lazer.


Com essa planilha, podemos fazer projeção dos nossos sonhos futuros, como por exemplo, compra de um carro, troca de um carro, analisando o quanto vamos ter que pagar de IPTU, manutenção, seguro, combustível para ver a viabilidade dessa aquisição e o quanto irá mexer no nosso orçamento por mês.

Com disciplina de anotar tudo o que gasta e recebe ficará cada vez mais fácil a análise do que podemos comprar e o que temos que economizar.


Popular Posts