Educação financeira
A OCDE (organização para cooperação e desenvolvimento econômico - https://www.oecd.org/latin-america/countries/brazil/brasil.htm) diz que a educação financeira ajuda a compreender os conceitos e produtos financeiros para que as pessoas possam se tornar mais consciente sobre as opções financeiras disponíveis e como utilizá-las.
Quando fazemos uma compra no crédito, seja através de financiamento ou outros meios, uma das principais dores de cabeça é o não conseguir pagar, e isso ocorre por falta de planejamento financeiro.
Ter conhecimento do quanto ganhamos e do quanto podemos gastar é muito importante. Nunca se é a melhor escolha gastar mais do que se ganha.
Por isso como sugestão para iniciar o planejamento, é anotar toda a entrada de dinheiro para cada mês, seja um bico, presente, salário, e entre outros. Com base no conhecimento do quanto ganhamos, podemos planejar melhor o quanto podemos gastar.
Comece com as despesas fixas, ou seja, aquelas que se repetem todos os meses, por exemplo, aluguel, agua, luz, internet, mensalidade escolar.
Depois pense nas despesas que duram um certo período no ano, mas que são obrigatórias, como por exemplo: material escolar, IPVA, IPTU,
Por fim, pense nas despesas que não são obrigatórias como roupa, presentes, lazer.
Com a lista montada, podemos estudar o quanto sobra, e disso, o quanto queremos economizar no mês, caso a sobra não seja muito grande, é hora de analisar o que pode sair da lista que não é tão necessário como se imagina. Esse dinheiro separado para economia deve ser esquecido para uso, reserve-o sempre, não conte com ele. Parece difícil fazer isso todos os meses, mas é de extrema importância termos essa reserva financeira.
Futuramente, com as reservas, você será poupado de uso de créditos, pois terá a reserva que poderá ser utilizada, diminuindo as despesas mensais não obrigatórias, principalmente, e ainda, esse dinheiro de reserva poderá trabalhar para você gerando juros. Ou seja, ao invés de você gastar mais com juros do crédito, você estará ganhando mais com o juros que sua reserva gerará.
Vamos ao exemplo:
Observe que nesse caso o mês finalizou com divida de R$85,00 o que resultaria em empréstimo ou uma conta sem pagar. O empréstimo te fará pagar mais no próximo mês, aumentando ainda mais suas despesas, devido ainda ao seu juros, se cada mês continuar dessa forma, a bola de neve será grande, e as dividas apenas aumentarão, mas o que fazer?
ou aumenta sua renda ou diminua alguma despesa, nem que sobre pouco, mas esse pouco precisa ser reservado. Assim, chegará um mês, que algumas contas, poderão ser pagas sem o parcelamento, por exemplo, e assim, cada vez mais as despesas mensais serão reduzidas e mais dinheiro sobrará para que sua reserva aumente cada vez mais.
Então, mãos a obra, e bora cuidar melhor de nosso suado dinheirinho.