Matrizes - História, conceito e tipos
Matrizes nada mais são do que tabelas com seus dados organizados para solução de problemas.
As matrizes são comumente representadas por:
[ ] - Colchetes, como mostra no exemplo da figura acima.
( ) - Parênteses.
|| || - 2 barras verticais.
As matrizes são compostas por linhas (fileiras horizontais) e colunas (fileiras verticais), e escritas com letras maiúsculas seguidas dos índices (numero de linha e numero de coluna), conforme figura abaixo:
Um exemplo é o boletim de um aluno:
Os elementos desse boletim podem ser reescritos como matriz para pode realizar cálculos se necessário.
Para identificar os elementos da matriz, escrevemos ele com letras minúsculas, seguidos da posição desse elemento na linha e depois na coluna, da seguinte forma:
é o 7 pois se encontra na quarta linha e segunda coluna.
TIPOS DE MATRIZES:
Matriz unitária:
São as matrizes que possuem apenas um elemento, exemplo:
A = [1]
Matriz Linha
São as matrizes que possuem apenas elementos em apenas uma linha, exemplo:
Matriz Coluna:
São as matrizes que possuem elementos em apenas uma coluna, exemplo:
Matriz Quadrada:
São as matrizes em que a quantidade de elementos na linha é igual a quantidade de elementos na coluna, exemplo:

Nas matrizes quadrada temos as diagonais secundárias e principais, sendo:

São tipos de Matrizes Quadradas: Matriz Identidade, Matriz Inversa, Matriz Singular, Matriz Simétrica, Matriz Positiva Definida e Matriz Negativa. Há também as matrizes transpostas e opostas.
Matriz Retângular:
São as matrizes em que a quantidade de elementos na linha é diferente da quantidade de elementos na coluna, exemplo:
Matriz Diagonal:
É uma matriz quadrada em que os elementos da diagonal principal são diferentes de zero (nulos), enquanto os demais são zero (nulos). Exemplo:
São matrizes que são geradas com valores oposto a uma determinada matriz, ou seja, e somente se, aij = -bij (valores negativos). Exemplo:
Matriz Transposta:
São matrizes que são geradas com a posição dos elementos invertidos quanto a uma determinada matriz, ou seja, a coluna de uma matriz é a linha de outra, assim como, a linha de uma matriz é a coluna de outra. Exemplo:
Matriz Nula:
São matrizes com os elementos nulos = igual a zero, exemplo:
HISTORIA DAS MATRIZES:
Segundo o site: http://www.mat.ufrgs.br
"Foi só há pouco mais de 150 anos que as matrizes tiveram sua importância detectada e sairam da sombra dos determinantes. O primeiro a lhes dar um nome parece ter sido Cauchy, 1826 : tableau ( = tabela ).
O nome matriz só veio com James Joseph Sylvester, 1850. Seu amigo Cayley, com sua famosa Memoir on the Theory of Matrices, 1858, divulgou esse nome e iniciou a demonstrar sua utilidade."Usou o significado coloquial da palavra matriz, qual seja: local onde algo se gera ou cria. Com efeito, via-as como "...um bloco retangular de termos... o que não representa um determinante, mas é como se fosse uma MATRIZ a partir da qual podemos formar varios sistemas de determinantes, ao fixar um número p e escolhar à vontade p linhas e p colunas..." ( artigo publicado na Philosophical Magazine de 1850, pag 363-370 ).
Pierre Frédéric Sarrus (1798-1861) foi um matemático francês que inventou um método para o encontrar os determinantes das matrizes quadradas de ordem 3 (3x3) conhecido como a "Regra de Sarrus".
O "Teorema de Laplace", um método para calcular o determinante de qualquer tipo de matriz quadrada, foi inventado pelo matemático e físico francês Pierre Simon Marquis de Laplace (1749-1827).A mãe da teoria das matrizes é a teoria das formas quadráticas, devidos aos seus métodos e resultados ser gerados por ela, hoje a teoria das formas quadráticas é apenas um capitulo da teoria das matrizes.
Vídeo:
atividade de matriz transposta no geogebra: