Radiano, o que é isso?

 Imagina o raio de um circulo qualquer, encurvada de forma a encaixar no canto desse circulo. Isso é o radiano.




Ao analisamos nessa mesma circunferência qualquer, se formos contar quantos arcos do seu valor de raio cabem nela, teremos 6 arcos inteiros e sobre um pedaço de aproximadamente 28% do arco, ou 0,28. 


Então chegamos a conclusão que um circulo completo tem o seu raio repetidos 6,28 vezes. Se dividirmos esse número por 2 quem encontramos???? aproximadamente 3,14 ou seja o valor de pi.

Com isso, foi concluído que 2 vezes o pi = 6,28 que é o diâmetro de qualquer círculo, por isso dizemos que o circulo possui o valor de 2𝞹.


As primeiras medidas do arco foram em graus, pois imaginava-se que o movimento de translação (terra ao redor do sol) possuía 360 dias, então, denominaram que uma circunferência possuía 360º,  mesmo , hoje, sabendo que a translação leva mais de 360 dias para ser concluída.

Após o surgimento das relações trigonométricas, dos estudos de seno, cosseno, tangente, surgiu a necessidade de uma nova unidade de medida para os ângulos. Foi quando surgiu o radiano, denominado radian, pois os estudiosos discutiam uma "expressão" do ângulo em termos de p, que primeiramente foi chamada "p-medida", "circular" ou "medida arcual". Nenhum autor explica por que fizeram uso dessa unidade, mas o seu uso simplificou várias fórmulas matemáticas e físicas.


Atividade geogebra






Popular Posts