Sobre trigonometria
A trigonometria estuda as relações envolvendo os lados de um triângulo retângulo, que é um polígono que possui três ângulos. A origem do nome vem do grego que refere-se a medidas de três ângulos. A partir dos lados do triângulo é que encontramos as razões seno, cosseno e tangente, ou de maneira resumida: A trigonometria é uma área da matemática bastante usada ela significa medida de triangulo e se trata do estudo das relações entre os ângulos e lados dos triângulos.
Uso da trigonometria:
Seu emprego vem da época da Babilônia, tendo seu desenvolvimento, principalmente devido aos problemas gerados pela astronomia, agrimensura e navegações, por volta do século IV ou V a.C., com os egípcios e babilônios. Mas os gregos são os mais famosos no seu emprego, sendo o Pai da Trigonometria o grego Hiparco de Nicéia, sendo ele quem introduziu a trigonometria nos estudos científicos, fazendo um tratado em doze livros em que se ocupou da construção do que deve ter sido a primeira tabela trigonométrica, incluindo uma tábua de cordas.
A palavra cosseno surgiu somente no século XVII, como sendo o seno do complemento de um ângulo. Os conceitos de seno e cosseno foram originados pelos problemas relativos à Astronomia, enquanto que o conceito de tangente, ao que parece, surgiu da necessidade de calcular alturas e distâncias.
A mais influente e significativa obra trigonométrica da antiguidade foi a Syntaxis mathematica, obra escrita por Ptolomeu de Alexandria que contém 13 livros.
Mostrando a mesma influência babilônica apresentada por Hiparco, Ptolomeu dividiu a circunferência em 360 partes e o diâmetro em 120 partes. Usou 377/120 como aproximação para o número 𝚷. Embora não fizesse uso dos termos seno e cosseno, mas das cordas, utilizou o que pode ser considerado o prenúncio da conhecida relação fundamental sen² x + cos ² x = 1. Semelhantemente, em termos de cordas, Ptolomeu conhecia as propriedades que, em linguagem atual, são:
Posteriormente, surgiu a necessidade de uma nova unidade de medida para os ângulos. Foi quando surgiu o radiano, denominado radian, pois os estudiosos discutiam uma "expressão" do ângulo em termos de p, que primeiramente foi chamada "p-medida", "circular" ou "medida arcual". Nenhum autor explica por que fizeram uso dessa unidade, mas o seu uso simplificou várias fórmulas matemáticas e físicas.