Potência de números naturais
A palavra potência foi usada pela primeira vez por Hipócrates de Quios (470-410 a.c.) em seu livro, considerado o primeiro livro de geometria, no qual chamou o quadrado de um elemento como "dynamis" que significa potência.
Apenas 200 anos depois com Arquimedes de Siracusa (287-212 a.c.) foi que a potência ganhou cálculos significativos. Arquimedes foi um grande matemático e físico, tendo muita habilidade na engenharia.
Foi Arquimedes quem contribuiu para as propriedades e construção das leis da potência como conhecemos hoje. Para facilitar o cálculo, Arquimedes usava miríades, que é um numeral que representa a quantidade de 10mil. Hoje, o que mais se aproxima disso é o que usamos, principalmente, nas notações científicas, com as potências de base 10 e os expoentes em cima.
René Descartes (1596−1650), com o livro Géometrie também teve grande contribuição para as notações modernas das potências. além de François Viète (1540−1603), trazendo as potências para equações algébricas nos avanços da álgebra.
Agora que você conheceu um pouco da história da potência, vamos descobrir o que ela é?
Potência nada mais é do que uma simplificação para representar a multiplicação de um número se ele se repete mais de uma vez, ou seja, potência é quantas vezes o número se multiplica entre si.
Exemplo:
3² = 3 x 3 = 9 ou seja, a multiplicação do 3 ocorre 2 vezes.
4³ = 4 x 4 x 4 = 64 ou seja, a multiplicação do 4 ocorre 3 vezes.
As partes da potência são compostas da seguinte maneira: