Números Naturais - história

A aritmética é o ramo da matemática que trata os números e operações que são realizadas entre eles, sendo o ramo mais antigo e elementar. O Osso de Ishango é uma das evidencias da aritmética do período antigo. Ele é uma ferramenta usada para escrita do período paleolítico, de aproximadamente 20.000 a.c - 18.000 a.c., porém são encontrados traços nos ossos que fazem com que os arqueólogos sugiram ser de contas realizadas pelo povo dessa época.

Osso de Ishango


Existem muitos artefatos que sugerem o uso de cálculos pelos povos antigos, como por exemplo, tabuas de argila e papiros, e muitos foram os povos que contribuíram para o avanço da aritmética, como Babilônios, Egípcios, árabes, Chineses, Gregos, Romanos, Hindus, além de muitos outros povos.

Apenas em 1557 é que o matemático inglês Robert Recorde é que usou o sinal de mais e menos nas operações matemáticas como conhecemos hoje, até então, era usado a letra P (Plus - palavra em inglês que significa mais), outros matemáticos apenas aproximavam os números.

Os simbolos de X para multiplicação só foi utilizado pela primeira vez em 1631 no livro Clavis Mathematicae do  matemático inglês, Guilherme Oughtred. Neste mesmo ano o matemático Thomas Harriot utilizou em seu trabalho o ponto como sinal de multiplicação, que também usamos muito atualmente. Em 1637 Descartes usava os números justapostos, no lugar de escrever 2 x c ou 2.c escrevia 2c.

Hoje as representações para as operações matemáticas são:


Popular Posts