Introdução à Matemática financeira

 Negócios e matemática andam de mãos dadas. Como ja dizia Einstein: "a matemática não mente", por isso, ela é uma ciência exata muito importante na tomada de decisão no mundo dos negócios.


A matemática financeira utiliza de cálculos estatísticos, probabilísticos e de teoria econômica para sua base. Ela é uma ótima ferramenta para otimizar custos e aumentar lucros,mas será que apenas nos negócios? não, a matemática financeira pode e deve ser aplicada no nosso dia a dia para que possamos gerenciar melhor nossos bens e aumentar nossos ativos. Ela está presente desde uma compra no mercado até em investimentos em bolsas de valores.
Não se sabe exatamente quando a matemática financeira realmente existiu, apenas, que ela sempre acompanhou a evolução da civilização, principalmente, nas relações comerciais. 



Os principais conceitos da matemática financeira são:

Capital: Em economia, capital (do latim capitis) é qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens ou serviços.

Acréscimo: É o valor acrescentado de uma transação comercial em relação à taxa percentual do capital. Ele surge devido a necessidade do mercado em elevar seus preços.

Desconto: É o valor retirado de uma transação comercial em relação à taxa percentual do capital, geralmente usado para elevar as vendas.

Lucro: É o valor ganho em uma transação comercial, considerado como o rendimento positivo obtido por meio de uma negociação. Pensando superficialmente, é o resultado do valor vendido menos o custo.

Custo: Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

Montante: É a soma do capital com o juros ou o dinheiro adquirido após uma transação.

Juros: São os rendimentos de aplicações de capitais num certo período ou o valor a ser pago pela utilização de recursos de terceiros. Os juros são classificados em simples e compostos.

Taxa de juros: É a unidade utilizada para representar partes de um todo. Serve para o cálculo do rendimento em porcentagem de ganhos e perdas de negociações. Para encontrarmos a taxa percentual, basta dividirmos o valor novo pelo valor de referência.


Popular Posts