Conjuntos

Conforme os números e a matemática foram evoluindo, novos tipos de números foram surgindo e hoje agrupamos esses números em conjuntos de acordo com sua semelhança e história.




Quando começaram as contagens surgiram os números naturais sendo composto por 1, 2, 3, 4... representado pela letra N.

Com o inicio das contas, verificando que haveria a necessidade de haver resultados negativos, vieram os números inteiros representado pela letra Z, sendo ele, então, composto por números negativos, zero e números positivos (...-4,-3,-2,-1,0,1,2,3...). Um detalhe  é que mesmo aparecendo em cálculos, os números negativos, por não ser algo natural (da natureza) demorou para ser aceito pela comunidade matemática.

Com a necessidade de dividir, surgiram os números racionais, composto por todos os números citados anteriormente junto com as frações, dizimas periódica e decimais que tenham fim conhecido (decimal finito) como 0,333..., 0.25, 2/3, -2, 0, 10 e ele é representado pela letra Q.

Os números irracionais são aqueles que não são números racionais, neles só fazem parte os números de raízes não exatas e decimais que você não conhece o final de seu valor (decimais infinitos). Ele é representado pela letra I.

Os números Reais é a união de todos os números anteriores, sendo representado por R.

Os números complexos nasceu da necessidade de obter raiz não real de equações de segundo grau, ou de mais grau, no qual, pode gerar uma raiz negativa. Com isso os números complexos compreende os números imaginários (no qual o -1 é substituído por i) e raízes negativas. É representado pela letra C.


Popular Posts