A origem dos números e das palavras matemáticas

Relatam antigas lendas árabes, que um matemático desconhecido, preocupado em criar símbolos que equivalessem aos números, desenhou figuras que, pelos números de ângulos que contivessem, teriam seu valor determinado pelos mesmos. Assim, o sinal equivalente ao 1, teria 1 ângulo – ao 2, 2 ângulos, e assim por diante. Quando chegou ao zero, a coisa empacou, mas muito sabiamente, o matemático lembrou da forma do círculo, que não possui ângulo algum. Desta forma, resolvido o problema do zero, que não vale nada e vale muito, nasceram os algarismos arábicos, como o conhecemos. (fonte: https://almanaquenilomoraes.blogspot.com/2014/10/a-origem-dos-algarismos-arabicos.html?m=0)






Porém, segundo o site http://ghiorzi.org/algarismo.htm, "esqueça da teoria que os algarismos modernos teriam sido inspirados no número de ângulos dos algarismos segmentados. Esse modelo de algarismos só foi lançado no século 20, com o advento do diodo eletroluminescente (LED) e do diodo de cristal líquido (LCD), introduzidos em relógios digitais e em máquinas de calcular eletrônicas."

Ainda segundo o site, os primeiros símbolos utilizados na era cristã teriam vindo dos Brâmanes, casta sacerdotal hindu, e teriam sido difundidos pelos árabes, por isso a denominação algarismos hindu-arábicos ou simplesmente algarismos arábicos. O movimento da escrita evoluiu naturalmente para os atuais algarismos de 1 a 9. O zero só teria surgido lá pelo século IX da Era Cristã (cerca de 870 d. C.)



A origem da palavra cálculo vem da palavra pedrinhas (calculus em latim significa pedrinha) e sua assimilação para uso matemático vem desde muito antigamente, quando antigos pastores usavam pedrinhas para controlar seus rebanhos na contagem de suas ovelhas. Cada ovelha tinha sua pedrinha, no inicio do dia eles faziam as correspondências das pedras com as ovelhas e no final do dia confirmavam elas, se sobrassem alguma pedrinha, eles sabiam que estava faltando ovelha.



 

Os algarismos romanos tiveram origem na roma antiga quando se desenvolveu uma forma de matemática simples que era utilizada por toda roma. São formadas por 7 letras maiusculas, que fazem parte do alfabeto latino, I,V, X, L, C, D, M, onde:
I - significa unus (1).
V - significa quinque (5).
X - significa decem (10).
L - significa quinquaginta (50).
C - significa centum (100).
D - significa quingenti (500).
M - significa mille (10000.



A palavra Algarismos que utilizamos tanto em matemática, vem do nome do matemático Al-Khwarizmi.
Al-Khwarizmi é um matemático árabe que viveu no século IX, considerado hoje, o pai da álgebra. Um dos livros que ele escreveu explicava o sistema de de resoluções que hoje chamamos de álgebra, cujo o titulo do livro é a expressão árabe Al-Jabr. A palavra álgebra vem do nome desse livro. 

Outra Obra de Al-Khwarizmi introduziu os algarismos arábicos na Europa - 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 que são usados até hoje pela maioria das pessoas ao redor do mundo.



Os sinais de mais e menos apareceram pela primeira vez na obra do matemático Alemão Johannes Widmann, chamada aritmética comercial publicado em 1489. Mas elas não representavam as contas de mais e menos como fazemos hoje, e sim, os déficit e excessos em problemas de comércio. O primeiro matemático a utilizar os sinais como usamos hoje nas contas foi o Inglês Robert Recorde , em 1557.




Os números negativos apareciam constantemente em cálculos intermediários e em muitos problemas no livro Aritmétika de Diofanto, que foi uma matemático grego do século III. No entanto, haviam certos problemas, como raizes de equações do segundo grau, nos quais as soluções eram valores inteiros negativos, o que Diofanto classificava como absurdo.  Nos séculos XVI e XVII, muitos matemáticos Europeus não apreciavam os números negativos, fazendo com que considerassem falso ou impossível a resolução quando apareciam em seus cálculos.
O matemático Michael Stifel (1487-1567) se recusou a admitir números negativos chamando-lhes de "numeri absurdi". O  matemático Cardano chamava-os de "numeri ficti".
Somente no século XVIII , através de interpretações geométricas como segmentos de direções opostas é que os matemáticos passaram a aceitar os números negativos.




A origem da geometria veio da necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos das áreas rurais do antigo Egito, sendo eles, os responsáveis pelos primeiros passos para o desenvolvimento dessa área.
Geometria é uma palavra grega, onde Geo - terra e metria - medida, ou seja, medir a terra.


A aritmética surgiu da necessidade de se contar, sendo uma ciência dos números da base matemática, e foi se tornando cada vez mais necessária para cálculos e medidas. A primeira informação confiável do conhecimento aritmético é encontrada nos monumentos históricos do Antigo Egito e Babilonia. A Grécia teve muita contribuição no desenvolvimento aritmético, uma vez que usavam os números para responder grandes questões do mundo, principalmente os Pitagóricos.





 

Popular Posts